Diferença entre mentoria e coaching:

Mentoria se refere a um relacionamento no qual alguém dentro da empresa (o mentor) dá assistência a outra pessoa (o aprendiz). O mentor disponibiliza tempo para ajudar o aprendiz, aconselhando-o ou ajudando-o a entender o ambiente de trabalho, a cultura, as políticas ou a sua nova posição; ou também lhe ensinando algo específico que possa ser útil para o seu trabalho. Frequentemente esse é um acordo voluntário entre as duas partes, que o administram sem a necessidade de um processo formal. Decidem conjuntamente quando se encontrarão, por quanto tempo e como trabalharão juntos. Cada um em seu papel de trabalho específico; a mentoria é uma atividade adicional.

Ser um mentor não requer qualificações específicas. O aprendiz escolhe um mentor que respeita e vê como alguém que pode ajudá-lo em sua carreira. Um mentor pode trabalhar com vários aprendizes paralelamente, e vice-versa. Qualquer um pode ter um mentor, independentemente de nível, título ou desempenho. Consequentemente, mentoria muitas vezes parece ensinar, aconselhar, dar feedback. Os mentores não são pagos, mas, em programas mãos formais, recebem reconhecimento em revisões de desempenho por contribuírem com o desenvolvimento de lideranças da empresa. Em anos recentes as empresas vêm dando os primeiros passos para padronizar programas de mentoria, mas ainda não chegaram ao mesmo nível de padronização dos programas de coaching.

Em contraste, coaching é um acordo formal entre um líder e um coach. É patrocinado por, e – como há um custo envolvido – pago pela empresa. Coaches externos são pagos por encargo, enquanto os internos recebem um salário. Quase sempre há um processo formal a ser seguido, como uma avaliação, um plano de ação por escrito e um contrato de trabalho. Coaches são profissionais com habilidades especiais e os encargos são limitados a líderes seletos e direcionados para objetivos específicos. Apenas executivos e líderes de alta performance têm acesso ao coaching, como parte de seu desenvolvimento de liderança e de carreira.

Do livro Coaching Executivo para resultados

Sobre Maria Angela S. Fernandes

PMP. Instructional Designer. MBA professor. Very interested in innovation management.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Qual a sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s