Estudo de Caso de Uma Rede de Pequenos Supermercados sob a Ótica de Diferentes Enfoques de Redes

Lucidan Pontes; Maria Angela de Souza Fernandes; Lamounier Erthal Villela – Dr. – Prof. Mestrado MADE/Universidade Estácio de Sá

Publicado na IntersciencePlace, Revista científica Internacional na Edicão Abril 2010

PALAVRAS CHAVES: Redes, Estratégia e Gestão

RESUMO

Este artigo tem como objetivo analisar a REDEMERCADO de Supermercados – com atuação no Estado do Rio de Janeiro, agregando 37 empresas supermercadistas de pequeno porte.

Para tal, utilizou-se das teorias de redes abordando as seguintes óticas, ressaltadas no referencial teórico: sistema de informação (CASTELLS, 1999), cooperação (BRITTO, 2002), domínio do conhecimento (FLEURY, FLEURY, 2005), política (FLEURY, 2007), aprendizagem (FONTES, 2007), inovação (CASSIOLATO e LASTRES, 2003) e cidadania e responsabilidade social (TENORIO, 2007). Critérios analíticos foram estabelecidos para cada uma das óticas abordadas, os quais foram desdobrados em conceitos específicos. Como metodologia, utilizou-se de estudo de caso com pesquisa de campo e observação participante.

Para análise dos dados utilizou-se do software MindManager Pro© que facilitou a elaboração de uma análise de sensibilidade indicando, através de gradações, a adequação da REDEMERCADO aos critérios desenvolvidos. Os resultados da pesquisa indicam que apesar de competitiva, a rede resguarda grande potencial de crescimento. As análises de sensibilidade podem contribuir para direcionar as ações estratégicas da rede.

Leia artigo

 

Sobre Maria Angela S. Fernandes

PMP. Instructional Designer. MBA professor. Very interested in innovation management.
Esse post foi publicado em Meus Artigos e marcado . Guardar link permanente.

Qual a sua opinião?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s