Estudo de Caso de Uma Rede de Pequenos Supermercados sob a Ótica de Diferentes Enfoques de Redes

Lucidan Pontes; Maria Angela de Souza Fernandes; Lamounier Erthal Villela – Dr. – Prof. Mestrado MADE/Universidade Estácio de Sá

Publicado na IntersciencePlace, Revista científica Internacional na Edicão Abril 2010

PALAVRAS CHAVES: Redes, Estratégia e Gestão

RESUMO

Este artigo tem como objetivo analisar a REDEMERCADO de Supermercados – com atuação no Estado do Rio de Janeiro, agregando 37 empresas supermercadistas de pequeno porte.

Para tal, utilizou-se das teorias de redes abordando as seguintes óticas, ressaltadas no referencial teórico: sistema de informação (CASTELLS, 1999), cooperação (BRITTO, 2002), domínio do conhecimento (FLEURY, FLEURY, 2005), política (FLEURY, 2007), aprendizagem (FONTES, 2007), inovação (CASSIOLATO e LASTRES, 2003) e cidadania e responsabilidade social (TENORIO, 2007). Critérios analíticos foram estabelecidos para cada uma das óticas abordadas, os quais foram desdobrados em conceitos específicos. Como metodologia, utilizou-se de estudo de caso com pesquisa de campo e observação participante.

Para análise dos dados utilizou-se do software MindManager Pro© que facilitou a elaboração de uma análise de sensibilidade indicando, através de gradações, a adequação da REDEMERCADO aos critérios desenvolvidos. Os resultados da pesquisa indicam que apesar de competitiva, a rede resguarda grande potencial de crescimento. As análises de sensibilidade podem contribuir para direcionar as ações estratégicas da rede.

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Sobre Maria Angela S. Fernandes

PMP. Instructional Designer. MBA professor. Very interested in innovation management.
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